Revista Expressão Gráfica – Tecnologia & Ciência

Exp.GrO Projeto visa integrar os estudantes do curso de bacharelado em Design (EGR/UFSC) no desenvolvimento, produção, manutenção e distribuição de uma revista eletrônico-digital intitulada Expressão Gráfica – Tecnologia & Ciência. É um projeto contemplado desde 2013 pela Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Projeto visa integrar os estudantes do curso de bacharelado em Design (EGR/UFSC) no desenvolvimento, produção, manutenção e distribuição de uma revista eletrônico-digital intitulada Expressão Gráfica – Tecnologia & Ciência. É um projeto contemplado desde 2013 pela Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).capa

A Revista Digital Expressão Gráfica – Tecnologia & Ciência se propõe como um espaço de estímulo e divulgação da produção artística-cultural universitária, sendo desenvolvido pelo curso de Design como proposta de valorização transdisciplinar, tendo a participação efetiva de outros cursos do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), como Cinema, Letras, Teatro e Jornalismo.

É um projeto de interação entre docentes, discentes, comunidade universitária e, em especial, a comunidade acadêmica que ocupa o espaço cultural de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). Espera-se ainda que o produto possa ser divulgado para a sociedade e atuar como mídia de interação entre a comunidade geral e a universidade.

A revista nasce como uma proposta editorial dedicada à produção de textos e à apresentação de trabalhos diversos, inclusive obras de arte. Todavia, a sua linguagem não busca se apresentar de forma jornalística ou puramente como linguagem acadêmico-científica. Propõe conteúdos artísticos e poéticos, bem como a produção de conhecimento cultural e experimental.

As edições semestrais são compostas por três editorias básicas:

1. A editoria Vitrine será dedicada à publicação de produções ou reproduções artísticas de diferentes naturezas, a partir das colaborações advindas de professores, estudantes e técnicos UFSC e, ainda, de colaboradores externos, para promover o intercâmbio artístico-cultural entre a comunidade universitária e a comunidade externa;

2. A editoria Artigos é um espaço de publicação de textos acadêmicos cuja temática trata de questões sobre as linguagens poéticas e sobre o contexto crítico ou sócio-histórico da produção cultural;

3. A editoria Matérias divulgará notícias de ampla repercussão e consequências duradouras, por meio de textos comentados, podendo inclusive apresentar entrevistas.

O formato da revista é digital com simulações para ser “folheada” online pelo usuário e inclui recursos interativos visuais, sonoros e audiovisuais.

Acesse a revista!