III SICOM
Livro Digital “Informação e Comunicação da Marca na Cidade“
Acesse no issuu ou faça download: Livro Digital III SICOM
Acesse seu certificado do III SICOM
III SICOM
O III SICOM foi realizado no dia 19 de outubro de 2016.
SICOM é um evento que visa reunir a comunidade interessada nos estudos sobre as marcas em suas diversas expressões, seja nas organizações, na mídia ou na cidade. Esta é a terceira edição do evento e temos certeza que as edições anteriores ficaram registradas na memória dos participantes, como bons momentos de acolhimento e interação acadêmica. Trata-se de uma oportunidade para todos os estudiosos, seja para apresentar estudos já consolidados, para iniciar a participação em eventos ou para incrementar um processo acadêmico já iniciado. Portanto, convidamos a todos que já se sentem parte desta comunidade para, mais uma vez, reunirem-se conosco em torno desses temas de interesse comum. Também, solicitamos que divulguem e ampliem a nossa marca, convidando outros estudiosos para compartilharem conosco mais esta edição do evento.
NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS
Do envio
A data limite para o envio dos trabalhos foi prorrogada para o dia 25 de agosto de 2016.
Serão aceitos trabalhos que discutam a marca na sociedade contemporânea. Os textos deverão ter entre 10 e 12 páginas, seguir as instruções indicadas abaixo, e devem ser enviados em arquivo aberto do editor Word para o endereço sigmo.ufsc@gmail.com.
Da seleção
O sistema de revisão segue os padrões blind review. A seleção dos textos será realizada pelo comitê científico composto por representantes das instituições parceiras. No máximo, serão selecionados até 20 textos para publicação como capítulo de livro digital com temas relacionados ao evento e, dentre esses, 10 serão selecionados para as apresentações orais em formato de comunicação. Os participantes, selecionados ou não, serão comunicados individualmente através de e-mail enviado pela organização.
Do trabalho
TÍTULO (Tipos Arial 12: letras maiúsculas em negrito e texto centralizado)
(Salta-se uma linha e, em seguida, há apresentações de até cinco autores)
Nome do 1º autor
Universidade /Filiação Acadêmica
Endereço de e-mail
Escrever em até cinco linhas o resumo das atividades acadêmicas relevantes. Por exemplo: Doutor em Design pela Universidade Fictícia. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Fictícia. Professor da Universidade Fictícia, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design Gráfico. É participante do grupo de pesquisa Fictício. Atua principalmente nas áreas: informação da marca, comunicação e cultura visual.
(salta-se uma linha)
Nome do 2º autor
Universidade /Filiação Acadêmica
Endereço de e-mail
Escrever em até cinco linhas o resumo das atividades acadêmicas relevantes. Por exemplo: Doutor em Design pela Universidade Fictícia. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Fictícia. Professor da Universidade Fictícia, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design Gráfico. É participante do grupo de pesquisa Fictício. Atua principalmente nas áreas: informação da marca, comunicação e cultura visual.
Palavras-chave: Palavra chave 1. Palavra chave 2. Palavra chave 3.
(Escrever de três a cinco palavras-chave separadas por ponto. Essas palavras devem ser diferentes das que constam no título do texto).
Da formatação
- O formato das páginas é A4 (21 X 29,7 cm) com margens superior e esquerda de 3 centímetros e margens inferior e direita de 2 centímetros. Todo o texto deverá ficar justificado, esquerda e direita, devendo ser escrito em fonte Arial 12, com espaçamento de 1,5 entre as linhas e de 6 pontos entre os parágrafos.
- Os subtítulos devem ser escritos apenas com a primeira letra da frase em maiúsculo e com todas as palavras em negrito. Não há espaçamento extra entre o subtítulo e o texto e não há recuo antes dos parágrafos.
- Em qualquer resolução, as figuras, tabelas e quadros devem ser apresentadas no corpo do texto e acompanhados da legenda e da fonte da imagem, indicadas abaixo da figura em texto com letras em tipo Arial, tamanho 10.
- As figuras, entretanto, também devem ser enviadas separadamente do texto em formato PNG, com resolução mínima de 150ppi.
- As citações literais que ocupam mais de três linhas de texto devem ser escritas em separado do corpo do texto, com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda do texto. Este tipo de citação deverá ser escrito em tamanho 11, com espaçamento simples e 12 pontos de distância após o parágrafo.
- No final do texto deve aparecer a palavra “Referências”, em negrito, como um último subtítulo. Abaixo devem ser escritas as fontes teóricas usadas na composição do texto, seguindo as normas da ABNT. As referências devem ser escritas em tamanho 11, com espaçamento simples e 6 pontos de distância entre parágrafos.
- Depois da finalização do texto, na primeira linha de uma página exclusiva, deve constar o título do trabalho centralizado e com letras maiúsculas. Em seguida, salta-se uma linha e apresentam-se em sequência os nomes dos autores, a filiação acadêmica, o respectivo endereço eletrônico e cinco linhas de texto com o resumo.
Referências (modelo)
Guia editado por Instituição:
ADG – ASSOCIAÇÃO DE DESIGNERS GRÁFICOS. O Valor do Design: guia da ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: Senac São Paulo, 2004.
Dissertação ou tese:
ADORNO, Luciano. O design gráfico da infografia noticiosa na comunicação da marca editorial-jornalística. Florianópolis, 2011, p.160. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, UFSC, 2011.
Livro:
DONIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Artigo publicado em revista científica eletrônica:
PERASSI, Richard Luiz de Sousa. Gramática Comparada da Representação Gráfica. In: Revista Convergências, v. 6, n.6 Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2010. Disponível em: < http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/92>. Acesso em: 23 de junho de 2014.