Linhas de Pesquisa
– Design, informação e comunicação socioambiental
Objetivo: desenvolver estudos e ações acadêmicas sobre questões sociais, econômicas e ambientais, considerando a inclusão social, a diversidade étnica, sexual e cultural, a geração de trabalho e renda e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
– Gestão Estratégica do Design Gráfico
Objetivo: são estudados sistemas de informação, artefatos e documentos gráficos analógicos e digitais, no intuito de promover a eficácia do processo corporativo de comunicação. As bases teóricas são conhecimentos de Design, Estética e Semiótica, aplicados aos elementos gráficos básicos: pontos, linhas, planos, manchas, figuras e cores. O objetivo é a gestão do processo significativo dos produtos gráficos na comunicação corporativa.
– Ilustração e Marca Gráfica
Objetivo: as pesquisas visam identificar, descrever e desenvolver, de modo prático e conceitual, as relações entre marcas gráficas e ilustração. De maneira geral, a história das representações gráficas propõe que toda marca gráfica é um tipo de ilustração e, também, que toda ilustração pode ser percebida e atuar como marca. Isso é observado desde as ilustrações rupestres gravadas, riscadas ou pintadas em pedras que, ainda hoje, são percebidas como marcas ancestrais.
– Marca, Arquétipo e Subjetividade
Objetivo: reunir estudos relacionados com as relações subjetivas e também arquetípicas no processo de significação e interpretação de marcas pessoais, profissionais e corporativas, relacionadas com atuações, produtos e serviços.
– Mídia
Objetivo: reúne pesquisas com base nas mídias e suas inter-relações, envolvendo: interação, usabilidade, informação e comunicação, dentro das ações de branding, comunicação, educação e entretenimento.
– Teoria e prática em mídia e conhecimento
Objetivo: visa o estudo e a pesquisa da construção, comunicação e difusão do conhecimento através de sistemas interativos multimídia e suas relações com a engenharia e a gestão de conhecimento.