Sobre

Histórico

De fato, o início da produção do grupo SIGMO ocorreu a partir do ano de 2007, reunindo um grupo composto por graduandos em Design e pós-graduandos em Design (PPGD- Pós-Design) e Engenharia e Gestão do Conhecimento em torno de estudos de Semiótica (PPEGC), Comunicação, Informação e Mídia, os quais foram primeiramente orientados pelo professor Richard Perassi (EGR/UFSC), que é o líder do grupo e o coordenador de pesquisa SIGMO.

Em 2011, com o ingresso do professor Luciano Castro (EGR/UFSC), aumentou o número de orientandos da graduação e, também, ocorreu oficialmente o registro do grupo de estudos junto à universidade (UFSC) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A partir do mesmo ano (2011), tendo em vista as competências profissionais de Luciano Castro, além dos trabalhos de pesquisa e das atividades de produção e publicação de artigos, também, foi iniciado o desenvolvimento de projetos pelo laboratório SIGMO, resultando em diversos e diferenciados produtos gráficos de comunicação.

Em 2013, a partir das ideias e do trabalho de Álvaro Roberto Dias (UNIVALI) que, na época, além de professor também era doutorando no programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC), o grupo SIGMO realizou o primeiro Seminário de Informação e Comunicação da Marca (I SICOM), iniciando a sequência de eventos que caracterizam as diversas atividades de preparação e realização do seminário.

No ano de 2014, com o ingresso de Cristina Nunes (EGR/UFSC), os eventos subsequentes passaram a ser coordenados pela professora que, também, realiza a coordenação das atividades diárias do grupo. Mais recentemente, em 2016, ingressaram como pesquisadores no grupo os professores Francisco Fialho (EGC/UFSC) e Douglas Menegazzi (EGR/UFSC), além de atuarem em outras relevantes atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão, esses dois professores atuam como coordenadores de linhas de pesquisa específicas no grupo SIGMO.

 

foto do grupo sigmo_7

 

A gestão organizacional requer amplos estudos sobre informação e comunicação, visando o desenvolvimento de processos de significação e divulgação. Esses processos são aplicados na produção de mensagens e sistemas físicos de informação e divulgação, considerando-se o planejamento e a aplicação de estratégias eficientes de comunicação, junto ao público interno e ao público externo à organização. Os estudos ou pesquisas propostos e desenvolvidos neste grupo repercutem, portanto, nas organizações, sejam essas instituições ou empresas, mais especificamente, tratando de sua identidade e marca corporativa ou de produtos ou serviços decorrentes da organização. Assim, propõem coletar, desenvolver e oferecer conhecimentos sobre sistemas e estratégias humano-tecnológicas de significação, informação, design e comunicação organizacional. As áreas de conhecimento diretamente relacionadas aos estudos e pesquisas do grupo são: Comunicação Integrada de Marketing, Comunicação Educativa, Mídia do Conhecimento, Design, Estética e Semiótica, cujos conhecimentos são recuperados, desenvolvidos e direcionados à gestão da mídia, da informação e da comunicação nas organizações, especialmente na comunicação da marca corporativa. Nas áreas de Design, Estética e Semiótica, os produtos gráficos, impressos ou digitais, são planejados ou interpretados a partir dos elementos visuais básicos, pontos, linhas, planos, manchas, figuras e cores. O grupo desenvolve pesquisas relacionadas às atividades do Coordenador e dos membros nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign EGR/CCE/UFSC) e (2) Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/CTC/UFSC)

478393_216939421769180_479137352_o