Aula Magna: La infografía en el contexto actual

26/05/2017 11:45

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC) convida a comunidade acadêmica para participar da: Aula Magna de Mídia do Conhecimento.  A aula é uma promoção da Área de Mídia do Conhecimento – PPEGC/UFSC. O evento será gratuito e todos podem participar, não requer inscrição prévia.

Data: 07 de junho de 2017

Hora: 16h00

Local: Auditório Garapuvu | Centro de Eventos da UFSC

Evento gratuito e aberto à comunidade

 

Sobre o Palestrante

O Prof. Dr. José Luis Sancho participa dos seminários: Infografia na imprensa e história da infografia digital. É diretor do mestrado em “Artes e Indústria Gráfica”, da UAB-EUSS e da Pós- Graduação “Informação e Documentário Grafismo” da UAB . Presidente da sociedade catalã de infográficos. Membro do comitê de especialistas da Generalitat da Catalunya para o desenvolvimento e acompanhamento de cursos de formação profissional de Artes Gráficas na Catalunha. Membro da Sociedade Espanhola de jornalismo (SEP).

Sobre a aula Magna

A infografia no contexto da comunicação é uma das apostas visuais que revitalizaram, no início do século XXI,  o jornalismo, mas também disciplinas que exigem diferentes apresentações, com formas alternativas de se comunicar com os cidadãos, colegas, clientes, etc. . enquanto os sistemas convencionais exigem formação e tempo para a decodificação de documentos desordenados, com pouca imaginação ou iconicidade.

Estas novas formas de linguagem, narrativa, gênero e comunicações gerais foram facilmente assimilados por todos, mesmo quando as mudanças recentes na mídia impuseram outras tortuosidades e obstáculos sobre a maneira de ler, ver ou interpretar as propostas visuais apresentadas. As infografias produzidas com ferramentas multimídia e publicadas nos meios de comunicação visual de massa foram positivamente aceitas pelos intérpretes neste momento de mudança.

É, por conseguinte, uma das disciplinas de comunicação que mais está se desenvolvendo, com uma diversidade de protótipos que se situam entre a visualidade (arte) e a visualização (conteúdos visuais) de qualquer dos assuntos, incluindo aqueles que não têm referências na natureza, na realidade ou nas novas apostas tecnográficas.

 

Comments